sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

LOBO CINZENTO

Como sabemos, quase as 800 raças originaram do lobo cinzento,e por isso vamos falar sobre esse lobo.


O lobo (Canis lupus) é um mamífero selvagem, pertencente à família dos canídeos, gênero Canis, considerado o ancestral do cão doméstico. Tem ampla distribuição geográfica, ocorrendo originalmente na Europa, Ásia e América do Norte. Ao longo dos séculos, o lobo foi um dos animais mais temidos e odiados pelo homem, e a caça e destruição do seu habitat o levaram a extinção em várias regiões em que antes era comum.

                                                       CARACTERÍSTICAS




Os lobos têm os maxilares fortes com dentes afiados. Os machos adultos podem medir 2 metros de comprimento(com a cauda) e pesam até 80 kg. Têm uma visão muito boa. Têm a audição muito aguçada e um olfato apurado. Eles caçam em grupo. Alimentam-se de cervos, alces, carneiros, bisontes, pássaros, peixes e serpentes.
A loba tem em média 6 crias de uma vez, que nascem cegas e sem defesa.
Em 24 horas, um lobo cinzento pode percorrer 200 km enquanto vigia seu territorio.

                                                                SOCIEDADE


Alcatéia

Os lobos vivem em grupos familiares chamados de alcatéia. Sua liderança é feita por um macho e uma fêmea alfa, que são os reprodutores. O casal alfa inibe hormonalmente os outros lobos para que eles não acasalem. Os outros membros são em geral ninhadas mais velhas, mas podem ser também lobos não relacionados à família.
Quando a fêmea alfa vai ter filhotes, ela cava uma toca e permanece nela por semanas, pois é ali que os filhotes nascem e vivem seus primeiros dias, quando são mais frágeis. A mãe não permite que ninguém entre, nem mesmo o lobo alfa, a menos que seja para lhes trazer comida. Quando os filhotes estão grandes o suficiente, eles são levados para fora da toca e apresentados aos outros membros da alcatéia. Todos os membros cuidam dos menores. O grupo se reveza patrulhando o território, caçando e tomando conta dos filhotes. Os lobos que chegam de uma caçada regurgitam pedaços de carne para os jovens. Quando os lobos crescem, poderão sair da alcatéia para formar o seu próprio grupo familiar. Os machos tendem a sair mais cedo do que as fêmeas.
Os anos solitários são os mais difíceis pois, como disse Rudyard Kipling, o autor de O Livro da Selva: "O lobo é a força da alcatéia e a alcatéia é a força do lobo".

Caçada



Os lobos, ao contrário dos felinos (como leões, tigres, leopardos), não dependem nem de velocidade nem do elemento surpresa para pegar as presas. A sua estratégia baseia-se na resistência e as caçadas podem durar dias.Podem andar durante vários quilômetros acerca de 10 km/h, mas há casos em que atingem cerca de 65 km/h numa perseguição, caso haja necessidade. Os dentes dos lobos são ideais para segurar a presa, diferente dos dentes dos felinos, que são ideais para dilacerar. Por causa dessas estratégias, os lobos são muito mais eficientes na caçada, sendo mais vezes bem sucedidos do que os felinos em geral. Porém, os lobos não causam em geral carnificinas entre as populações de grandes herbívoros, pois na maioria das vezes caçam animais velhos, feridos, doentes ou filhotes vulneráveis. Assim, fora os filhotes perdidos, eles acabam tornando a manada mais saudável.
                                                                    

  Uivo

 Canis lupusOs lobos solitários uivam para convidar uma loba (ou lobo) para se tornar sua companheira (ou companheiro). Então eles se tornam o lobo e a loba alfa de uma nova alcatéia. Os lobos também uivam para comandar caçadas, pedir ajuda, marcar território, chamar outros membros ou simplesmente porque estão com vontade.


Conservação


Antes um carnívoro distribuído globalmente, o lobo agora está extinto em muitas regiões. Encontra-se extinto no Japão e na maior parte da Europa Ocidental, como Grã-Bretanha, Alemanha e Países Baixos. Nos Estados Unidos encontra-se quase erradicado, exceto no Alasca, mas programas de reintrodução da espécie existem desde os anos 1990.
Na Europa ainda há lobos selvagens na Península Ibérica, Escandinávia, Itália, Grécia e Europa Oriental. Na França há uma minúscula população na fronteira com a Itália. A maior população encontra-se na Rússia.
Na Península Ibérica ocorre a subespécie Canis lupus signatus (lobo-ibérico), com uma população de cerca de 2000 indivíduos, dos quais cerca de 300 ocorrem no norte de Portugal.
Apesar dos mitos sobre sua perigosidade, o lobo é um componente muito importante na cadeia alimentar e a sua eliminação causa graves desequilíbrios ecológicos.

                                                                     Subespécies


Lobo-cinzento (Canis lupus)

Canis lupus albus - Norte da Rússia

Canis lupus arabs - lobo-árabe

Canis lupus arctos – norte do Canadá, Alasca e Groenlândia

Canis lupus baileyi - Reintroduzido no Arizona

Canis lupus communis - Rússia Central

Canis lupus dingo - dingo (Austrália)

Canis lupus familiaris - cão doméstico

Canis lupus hattai - (norte do Japão) - Extinto

Canis lupus hodophilax - lobo-de-honshu (sul do Japão) - Extinto

Canis lupus italicus - Apeninos italianos

Canis lupus lupaster - Norte do Egipto e Noroeste da Líbia

Canis lupus lupus - Da China, Mongólia, Rússia e Europa oriental até à Alemanha, Espanha e Portugal

Canis lupus lycaon - Sudeste do Canadá

Canis lupus nubilus - Canadá e Nordeste dos Estados Unidos da América

Canis lupus occidentalis - Canadá ocidental, Alasca - Reintroduzido no Noroeste dos EUA

Canis lupus pallipes - Desde a Índia até ao Médio Oriente

Canis lupus signatus - lobo-ibérico


 
Como podem ver, nas características do lobo diz que o lobo cinzento têm os dentes afiados
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Template by Rosângela Coelho - Só Templates